
No dia 17 de outubro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Golden, uma ação estratégica com o objetivo de desarticular as atividades de uma organização criminosa envolvida na aquisição de minério extraído ilegalmente nos Estados do Pará e Roraima.
De acordo com as investigações, o minério era retirado clandestinamente de terras indígenas localizadas nos estados mencionados, incluindo a Terra Indígena Yanomami. Posteriormente, membros específicos da organização criminosa encarregavam-se do transporte do minério por modalidades terrestres e aéreas até o estado de Goiás. Por fim, a mercadoria ilegal era negociada e entregue a joalheiros atuantes no Distrito Federal e no Estado de São Paulo.
A ação mobilizou um total de 92 agentes da Polícia Federal, os quais cumpriram 33 mandados judiciais nos estados de Goiás, Pará, São Paulo e no Distrito Federal. Dentre estes, destacam-se 12 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão. Além disso, a operação contou com a determinação judicial para o apreensão de 15 veículos de luxo, avaliados em mais de 4 milhões de reais, e de 9 aeronaves, com valor estimado em mais de 15 milhões de reais.
Os crimes investigados englobam lavagem de capitais, usurpação de minérios pertencentes à União, delitos contra a ordem tributária e participação em organização criminosa. A operação Golden representa um o significativo no combate a atividades ilegais que prejudicam não apenas o meio ambiente, mas também a economia e a segurança nacional.
Informações da Polícia Federal
Leia mais: