Início Variedades

Os EUA estão enviando de volta ao Brasil hoje, num Airbus A321, mais algumas dezenas de brasileiros 6a3g2j

6vbc

Airbus A321 igual ao que está vindo ao Brasil, que pode ser acompanhado em tempo real na tela abaixo – Imagem: Ricardo Morgan

Partiu de Alexandria, nos Estados Unidos da América, nesta manhã desta sexta-feira, 04 de outubro, mais um voo contratado pelo governo norte-americano para enviar de volta ao Brasil dezenas de brasileiros deportados daquele país.

De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos EUA, os voos de deportação têm o objetivo de repatriar cidadãos de outros países que não respeitaram as leis americanas de imigração. Os deportados são principalmente aqueles que entraram nos Estados Unidos ilegalmente, que não obtiveram autorização para ficar, que foram condenados por crimes e/ou que foram considerados uma ameaça à segurança nacional.

Como informado durante a semana pelo AEROIN, novamente um Airbus A321 foi alocado para a operação, modelo maior do que o A320 utilizado nas 7 primeiras do ano (capacidades de 224 e 180 ageiros, respectivamente). Do 8º voo de 2024 até este 11º, sempre foi utilizado este avião de capacidade superior.

O voo, que sempre parte de Alexandria, nos Estados Unidos, faz escalas de reabastecimento no Panamá e em Manaus (AM) e tem como destino o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), pode ser acompanhado em tempo real pela plataforma AirNav RadarBox na tela a seguir. Abaixo do rastreamento, veja mais detalhes sobre a operação, incluindo os horários de pousos e decolagens:

Como visto acima, o avião alocado para esta operação é o Airbus A321 de matrícula N966AD. A companhia é a norte-americana Global Crossing Airlines, ou Global X, a mesma que fez todos os voos de deportação neste ano.

Segundo a programação prevista no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o A321 deve pousar no Aeroporto Internacional de Manaus às 14h15 e decolar às 15h15 (horário local). O pouso em Confins está programado para 20h00. O voo é o GXA-6160.

O retorno, no voo GXA-6161, deve ocorrer no sábado, 21 de setembro. A decolagem em Minas Gerais está programada para 11h00, e o pouso e decolagem em Manaus, às 13h50 e 14h50.

Este é o 11º voo de brasileiros deportados dos EUA neste ano. Segundo dados levantados por Ricardo Morgan, a última operação, em 20 de setembro, trouxe 152 brasileiros, totalizando 1.254 no ano e 10.533 desde o início dos voos de deportação, em 2019.

Com o agendamento deste voo logo no começo do mês, fica a expectativa de que outubro possa ser mais uma ocasião com duas operações de deportação em um mês, assim como ocorreu em agosto. No restante de 2024, a cadência foi de 1 voo mensal.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.