
A Lufthansa Technik, um dos principais fornecedores de serviços de manutenção, reparo e revisão de aeronaves (MRO), informa que está se unindo à Microsoft para impulsionar o uso da inteligência artificial (IA).
Projetada para otimizar todo o processo de manutenção, essa abordagem melhorará significativamente a eficiência ou até levará a ofertas completamente novas de serviços, afirma a companhia alemã do Grupo Lufthansa.
“Estamos entusiasmados com nossa colaboração com a Microsoft,” disse Dr. William Willms, Diretor Financeiro da Lufthansa Technik e responsável pelo departamento de TI da empresa. “Essa parceria nos permitirá aproveitar o poder da IA para resolver desafios altamente complexos, melhorar nossas operações e oferecer um valor excepcional aos nossos clientes.”
A iniciativa inclui mais de 50 casos de uso de IA sensíveis ao contexto baseados nos Serviços de IA do Microsoft Azure e na nuvem Microsoft Azure.
Um dos casos de uso mais impactantes é a otimização do planejamento de layovers (tempo de parada da aeronave entre um voo e outro), que promete economizar significativamente nos custos ao reduzir o tempo em solo em cinco a dez por cento.
Florian Deter, Diretor Geral da Microsoft Alemanha, afirmou: “A IA é a tecnologia central de nosso tempo. Ela não apenas permite avanços incríveis que dificilmente poderiam ter sido imaginados antes. Em seu desenvolvimento, a segurança e a proteção de dados têm a mais alta prioridade para nós e para a Lufthansa Technik.”
Ao utilizar modelos de linguagem ampla (LLMs) fornecidos via Serviços de IA do Azure e uma arquitetura cognitiva com memória habilitada, a Lufthansa Technik pretende destilar conhecimento a partir de grandes volumes de dados, incluindo dados não estruturados, como instruções de trabalho. Muitas informações que acabam ficando ocultas em fontes como código, estruturas de pastas, imagens ou gráficos poderão ser melhor aproveitadas.
Para responder a perguntas complexas de forma eficaz, esse conhecimento deve ser ível e vinculado a outros dados. Ele será usado para resolver tarefas de forma autônoma, otimizando procedimentos e transformando a indústria de maneira disruptiva, afirma a empresa.
A colaboração com a Microsoft faz parte do “Digitize the Core”, uma iniciativa abrangente da Lufthansa Technik para impulsionar a digitalização dos processos operacionais centrais da empresa.
Informações da Lufthansa Technik