
A Associação dos Aeronautas da Gol (ASAGOL) prestou uma homenagem ao Comandante Antônio Venzon, que encerrou no mês de novembro uma carreira de mais de cinco décadas dedicadas à aviação.
Ao longo de 53 anos e 7 meses de trajetória profissional — sendo 50 anos e 7 meses exclusivamente de voo — “Venzon construiu um legado que será lembrado por todos os que tiveram o privilégio de compartilhar a cabine de pilotagem com ele”, disse a associação.
A jornada do comandante teve início em 1971 com seu ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Após completar sua formação na Base Aérea de Natal, onde atuou também como instrutor, Venzon deu os primeiros os na aviação civil em 1978, na TABA, onde rapidamente alcançou as funções de comandante e instrutor do EMB-110 Bandeirante.
Sua carreira o levou a companhias de renome, como Transbrasil, Varig e VarigLog, antes de se juntar à Gol em 2006, onde continuou até seu último voo em 6 de novembro de 2024.
O Comandante Venzon teve a oportunidade de pilotar uma vasta gama de aeronaves ao longo de sua carreira, incluindo o T-25 Universal, EMB-110 Bandeirante, Boeing 727 (séries 100 e 200) e Boeing 737 (séries 200, 300, 400, 700, 800 e MAX).
“Seu profundo conhecimento e comprometimento sempre serviram de inspiração para aqueles que voaram ao seu lado e aprenderam com sua experiência. A ASAGOL agradece ao Comandante Antônio Venzon por sua inigualável dedicação à aviação e pelo exemplo de profissionalismo e paixão que deixou para todos. Sua história será um símbolo de excelência e comprometimento nos céus da aviação brasileira”, disse a associação em nota.