
Um desafiador pouso foi realizado por pilotos de um jatinho Cessna Citation na Escócia, durante uma tempestade com fortes rajadas de vento.
A aeronave é um Cessna Citation XLS, um dos aviões executivos mais rápidos da atualidade, e é de propriedade da VistaJet, um dos maiores táxis aéreos do mundo, com uma diversa frota de aviões para atender ageiros exigentes e ricos.
Em um recente voo fretado de Oslo, na Noruega, para Edimburgo, na Escócia, os pilotos enfrentaram ventos fortes de 30 nós (55 km/h) com rajadas de 49 nós (90 km/h) ao pousar na pista 24.
O vento estava vindo de 30 graus à esquerda da pista, exigindo habilidade dos pilotos, que realizaram diversas manobras para manter a aeronave o mais próximo possível do plano original de voo.
A ventania foi causada pela Tempestade Kathleen, que danificou vários serviços públicos no Reino Unido, deixando casas sem energia até hoje. Vários voos foram cancelados em diversos aeroportos da Grã-Bretanha.
No vídeo gravado por um dos ageiros, é possível observar o trabalho dos pilotos e como a aeronave varia de atitude enquanto se aproxima da pista, mostrando o desafio que os aviadores enfrentaram.
A bit of a WOW landing into @EDI_Airport this afternoon on @vistajet flight 9H-HOC @BBCScotlandNews @STVNews @AviationWeek @Cessna @Wilkinson_Golf @Bengerman96 pic.twitter.com/QuaNfzbFpe
— Gary Wilkinson (@gazzawilk) April 6, 2024
O pouso de lado do Cessna Citation foi captado também por um spotter que estava na área externa do aeroporto:
Thank you Glenn Surtees for this photo of the plane coming into land pic.twitter.com/AnsCbqvU9r
— Gary Wilkinson (@gazzawilk) April 8, 2024
Outro avião, desta vez muito maior, o Airbus A380, também enfrentou dificuldades ao pousar no mesmo dia e durante a mesma tempestade, só que em Londres, onde arremeteu mesmo após ter encostado o trem de pouso na pista.