
Uma aeronave da Latam que estava realizando um voo regular de ageiros precisou retornar à origem na última quarta-feira, dia 10 de novembro, após ter problemas com a pressurização de cabine.
O Airbus A321 registrado sob a matrícula PT-MXE, entregue à companhia em 2009, estava realizando o voo LA-3511 que partiu de Florianópolis, em Santa Catarina, para Guarulhos, em São Paulo.

De acordo com informações do The Aviation Herald e também dados de plataformas de rastreio de voos, a aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Florianópolis às 11h15 (horário local), entretanto, a 8 mil pés (cerca de 2,44 km) de altitude, quando sobrevoando a região de Bombinhas-SC, a tripulação decidiu interromper a fase de subida devido ao problema com o sistema de pressão da cabine.
Os pilotos então nivelaram a aeronave e iniciaram órbitas de espera, possivelmente com objetivo de queimar combustível para reduzir seu peso até o limite máximo de pouso, e depois retornaram para o aeroporto de origem. Os dados abaixo de rastreamento do voo mostram a trajetória e as órbitas realizadas.

Após as diversas órbitas e o retorno sem novas intercorrências, a aeronave pousou em Florianópolis, totalizando cerca de 55 minutos de voo. Um Airbus A320 substituto, registrado sob a matrícula PR-MHR, decolou da capital catarinense e chegou a São Paulo com 6 horas e 15 minutos de atraso. Já a aeronave envolvida no incidente retornou às operações após 12 horas em solo.
Em nota ao AEROIN, a companhia disse:
“A LATAM Airlines Brasil informa que, devido a uma questão técnica, o voo LA 3511 (Florianópolis-São Paulo/Guarulhos), que decolou às 11h25 da quarta-feira (10), retornou para o aeroporto de origem, onde pousou em completa segurança às 12h25.
Os ageiros foram desembarcados e reacomodados no voo sob o mesmo número, que decolou às 15h48.
A empresa ressalta que prestou a assistência aos ageiros e reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.“
Leia mais: