
A Qatar Airways apresentou um pedido de slot diário no Aeroporto El Dorado, para iniciar voos de ageiros entre Doha e Bogotá a partir de maio de 2025. A informação foi fornecida pela Aeronáutica Civil da Colômbia (Aerocivil) durante a 155ª Conferência de Slots da IATA, realizada esta semana em Singapura.
Segundo a Aerocivil, “essa nova rota facilitará a conexão entre ambos os destinos, promovendo o turismo e o comércio. Além disso, proporcionará aos viajantes colombianos o direto à Ásia e ao Oriente Médio, estabelecendo uma nova porta de entrada para turistas na Colômbia.”
Como informa o Aviacionline, a agência confirmou que realizará sessões de trabalho para garantir o cumprimento dos requisitos operacionais e as autorizações necessárias para concretizar esse voo.
Embora as informações da autoridade aeronáutica colombiana indiquem que a nova rota seria operada com o Boeing 777X, é evidente que as operações programadas para maio de 2025 exigirão outra aeronave, uma vez que a certificação e a entrada em serviço do Boeing 777-9 (do qual a Qatar Airways tem 60 unidades encomendadas) ainda não estão claras, não devendo ocorrer antes de 2026.
Atualmente, a Qatar Airways opera dois voos diários entre Doha e São Paulo/Guarulhos, utilizando uma aeronave Airbus A350-1000 e outra Boeing 777-200LR. A companhia também voa para várias cidades da América do Norte, incluindo Atlanta, Boston, Dallas/Fort Worth, Washington-Dulles, Houston-Intercontinental, Nova York-JFK, Los Angeles, Miami, Chicago-O’Hare, Seattle, San Francisco e Montreal.
Antes da pandemia, a Qatar Airways também operava voos para Buenos Aires, na Argentina, com uma parada em São Paulo. No entanto, apesar de ter anunciado em março de 2023 que reestabeleceria o serviço em dezembro, essa decisão foi adiada indefinidamente, sem nova data confirmada.
Vale destacar que a Qatar Airways e a LATAM mantêm um acordo de codeshare, o que poderia abrir as portas para os destinos latino-americanos da LATAM à companhia do Oriente Médio, expandindo sua rede de conexões na região.