
O Informativo Trimestral do Sistema de Solicitação de o ao Espaço Aéreo por Aeronaves Não Tripuladas (SARPAS), divulgado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), constatou que a região do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) teve o maior número de solicitações de áreas a serem voadas no período de abril a junho deste ano.
Segundo informou o DECEA, o relatório, feito pelo Subdepartamento de Operações (SDOP), destaca ainda o elevado número de áreas que aram por análise manual, entre mais de 104 mil solicitações. Destas análises, 8.408 foram feitas manualmente, com a necessidade de o controlador de tráfego aéreo avaliar o impacto na operação de aeronaves tripuladas.
O relatório reúne os dados relacionados à performance do gerenciamento de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), tais como áreas solicitadas, aprovadas, negadas e canceladas; comparativo entre a análise de voos automática e manual; bem como a demanda de solicitação de áreas por jurisdições de cada Órgão Regional.
Desenvolvido pelo DECEA, o SARPAS viabiliza a solicitação de o ao espaço aéreo brasileiro para o uso de drones, contribuindo para voos seguros e dentro das normas.
Leia mais: