
No último sábado, dia 4 de janeiro de 2025, a cidade de Penha, em Santa Catarina, foi palco de um acidente envolvendo um helicóptero modelo Bell 206B, de matrícula PT-HKZ, não muito distante do parque Beto Carrero World.
Como amplamente repercutido na mídia nacional, a aeronave decolou do Heliponto Avalon às 14h30, com o intuito de realizar um voo local levando a bordo um tripulante e quatro ageiros, porém, instantes após a decolagem, sofreu o acidente.
Agora, informações do Reporte Preliminar cadastrado no sistema de ocorrências aeronáuticas do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) apresentam os primeiros detalhes sobre o que aconteceu com a aeronave antes do acidente.
Segundo o reporte, durante a manobra de decolagem, o piloto enfrentou um travamento no comando de pedal, juntamente com o mau funcionamento do rotor de cauda. Os dois pedais de comando são utilizados pelo piloto para mover a cauda do para um lado ou para o outro, alterando a direção de voo do helicóptero. A atuação nos pedais altera o ângulo das pás do rotor de cauda, resultando na mudança de direção.
Com essas falhas mecânicas, a aeronave começou a girar no eixo vertical e pousou ainda girando, vindo a capotar e cair lateralmente para a direita. O acidente resultou em danos substanciais à estrutura do helicóptero, segundo o reporte preliminar.
Felizmente, apesar da gravidade da situação, as consequências para as pessoas a bordo foram menos severas, com o registro de lesões leves em um tripulante e um ageiro.
As equipes de investigação do CENIPA estão trabalhando para definir as prováveis causas do acidente. O objetivo é identificar e corrigir os fatores que contribuíram para o ocorrido, prevenindo assim futuros incidentes semelhantes.
O CENIPA destaca que o reporte tem por finalidade apresentar o status atual do tratamento da notificação. Seu teor ainda pode ser alterado e não vincula obrigatoriamente as conclusões que serão publicadas no Relatório Final de investigação.