
A Stratolaunch, empresa norte-americana que desenvolveu o avião com a maior asa do mundo para realizar lançamentos aéreos de foguetes e veículos supersônicos e hipersônicos, completou nessa sexta-feira, 13 de janeiro, mais um dos ensaios em voo para coleta de dados.
A aeronave Modelo 351, também denominada como Roc em alusão à lendária enorme ave de rapina na mitologia popular do Oriente Médio, tem 117 metros de envergadura e é impulsionada por seis motores PW4056, para que possa transportar até 250 toneladas de carga externa em suas missões.
Decolando e pousando de sua base no Mojave Air and Space Port, no Deserto de Mojave, Califórnia, o voo dessa sexta-feira foi o nono desde que o Roc decolou pela primeira vez, e definiu o novo recorde do projeto em termos de tempo de voo, com cerca de 6 horas no ar.
Today we’re conducting our ninth flight test of Roc and second captive carry of the Talon-A separation test vehicle, TA-0. Today’s test objectives will be ing our onboard data systems and practicing the sequence for our separation test. #LetsRoc #Flighttest #Mojave pic.twitter.com/ONvclLD9xu
— Stratolaunch (@Stratolaunch) January 13, 2023
Roc completed its flight at 2:51 p.m. setting a new record for the longest flight to date at six hours and marking our first time flying outside of the Mojave range! pic.twitter.com/w3FaG9ABkV
— Stratolaunch (@Stratolaunch) January 13, 2023
A missão também representou o segundo transporte do veículo de teste de separação Talon-A, denominado TA-0, preso ao montante (e) fixado no centro da grande asa. Os objetivos do teste foram verificar os sistemas de dados a bordo e praticar a sequência para o teste de separação.
Além disso, pela primeira vez o enorme avião voou para fora de região do Deserto de Mojave, tendo se deslocado até próximo do litoral Oeste dos Estados Unidos.
