
Os dados mais recentes de pontualidade de voos apresentados pela empresa Cirium de inteligência de mercado na aviação, no relatório mensal “On-Time Performance” (OTP) de março de 2024, mostram que a Qatar Airways foi a empresa aérea global mais pontual do mundo, com índice de 87,36%. A Aeromexico, que liderou a lista de fevereiro, caiu para a quarta posição em março, com 87,02%.
No ranking da América Latina, a panamenha Copa Airlines foi mais uma vez a mais pontual, com 90,26%, agora seguida pela GOL Linhas Aéreas, com 88,62%. Por consequência, a GOL se coloca como a mais pontual do Brasil em março de 2024.
Entre as empresas que operam voos domésticos no Brasil, após a GOL está a LATAM, com 85,99% de pontualidade, e por último a Azul, com 83,35%.
Por fim, no ranking das empresas aéreas classificadas como “low-cost”, ou seja, que possuem um modelo de operações que busca minimizar seus custos, a GOL conquistou a segunda colocação, após não ter aparecido na lista no mês anterior. Ela ficou atrás da sul-africana Safair, que teve índice de 96,67%.
A Azul, que em fevereiro era a 7ª “low-cost” mais pontual do mundo, deixou de fazer parte das 10 primeiras em março.
Confira as listas a seguir.
Os rankings de pontualidade de março de 2024
A Cirium divide os rankings de pontualidade em três grupos: um que leva em conta apenas empresas aéreas classificadas como globais; um de todas as empresas aéreas para cada uma das cinco grandes regiões do mundo; e um que leva em conta apenas as empresa aéreas “low-cost” de todo o mundo.
Entre as globais, que teve a liderança pela Qatar Airways como citado acima, três latino-americanas, Avianca, Aeromexico e LATAM, classificaram-se entre as 10 mais pontuais, respectivamente da 3ª à 5ª posição, com 87,05%, 87,05% e 85,99%:

Nos rankings regionais, a liderança da América Latina ficou com a panamenha Copa Airlines, com 90,26% de pontualidade, seguida da GOL Linhas Aéreas, com 88,62%. LATAM e Azul ficaram na 6ª e 7ª colocação, com 85,99% e 83,35%:

Por fim, a ranking das empresas aéreas low-cost do mundo todo é encabeçado novamente pela sul-africana Safair, com 96,67%. Neste ranking mundial, a GOL aparece na segunda posição:

Com informações da Cirium