O terceiro protótipo da aeronave Airbus A321neo XLR se uniu a outros dois exemplares na campanha de testes intensiva de voos que a fabricante realiza, rumo à certificação do modelo. O objetivo é concluir a homologação no próximo ano para iniciar as entregas e registrar a entrada em operação do jato até 2024.
Uma primeira foto da aeronave pousando em Toulouse foi publicada pelo fotógrafo French Painter em seu perfil no Twitter (abaixo, esperar o carregamento). Antes de seguir para a França, a aeronave realizou testes de solo, como táxi e decolagem rejeitada, em Hamburgo, na Alemanha, lugar onde foi montada.
And of 3! The third and last @Airbus #A321XLR prototype arrived in #Toulouse today. ✈️ #AvGeek pic.twitter.com/2ur5wXyY4g
— Aviation Toulouse (@Frenchpainter) October 20, 2022
A aeronave é a mais nova aposta da fabricante europeia para consolidar sua posição num segmento em que não tem concorrente, o de voos de longa distância com aviões de um corredor. Em 15 de junho, o primeiro protótipo do A321XLR (msn 11.000) voou pela primeira vez para dar início a uma bateria de testes de voo.
Ao longo do período de testes, serão três protótipos voando pela Europa. Concomitante a isso, está a campanha de testes em laboratório que arão a produção em série.
O A321 XLR tem um corredor e capacidade para 244 ageiros, sendo totalmente construído tendo o A321neo como base, exceto pelo fato de contar com um tanque extra de combustível, que lhe confere essa autonomia extra, podendo chegar a 8.700 km. Essa variante foi lançada pela Airbus no Paris Air Show de maio de 2019 e não conta com um concorrente de mesma classe.
O modelo Já vendeu quase 500 unidades para empresas como Middle East Airlines (cliente lançadora), American Airlines, Iberia, Aer Lingus e Air Canada.