
Um acidente aconteceu hoje no norte da Etiópia com um turboélice que saiu da pista após pousar e o seu trem de pouso colapsar. A ocorrência se deu no Aeroporto de Mekele, na Região do Tigray, próximo da fronteira com a Eritréia, quando um Dash 8 Q400 da Ethiopian Airlines pousava e ou por problemas no trem de pouso.
Esta aeronave bimotor turboélice tem seu trem de pouso alojado no mesmo compartimento da carenagem dos motores, dando um distinto aspecto visual. No caso de hoje o Dash tinha estendido todos os trens de pouso, mas o da asa esquerda se fechou logo após o avião pousar, com isso a asa bateu no chão e a aeronave perdeu controle indo para a lateral da pista.
Apesar do susto e das hélices do motor terem atingido o solo, nenhuma pessoa ficou ferida e todos conseguiram sair da aeronave:
Ethiopian Airlines DHC-8-400 (ET-AVS, built 2018) sustained substantial damage in a runway excursion during landing at Mekele Airport(HAMK), . The left maingear collapsed allowing the left wing and prop to strike the ground. All engers escaped without injury.… pic.twitter.com/Nib4Atcqhh
— JACDEC (@JacdecNew) January 18, 2024