
A empresa turca de drones Baykar publicou as primeiras fotos de boa qualidade de seu novo sistema aéreo não-tripulado Bayraktar TB3 (UAS), que é a evolução de seu bem-sucedido TB2, e terá a capacidade de decolar e pousar em porta-aviões e navios de assalto anfíbio.
Conforme informado pela empresa, a apresentação pública do Bayraktar TB3 acontecerá pela primeira vez durante o TEKNOFEST 2023, que será realizado no Aeroporto Atatürk de Istambul entre os dias 27 de abril e 1º de maio, informa o Aviacionline.
O Bayraktar TB3, que pode ser visto na linha de produção em fotos tiradas durante a visita do presidente Recep Tayyip Erdoğan ao Centro Nacional de Tecnologia de Özdemir Bayraktar, no domingo, começará os testes de voo este ano.
Este novo produto Baykar será o primeiro UAV armado do mundo com a capacidade de decolar e pousar de navios de pista curta, como o TCG Anadolu com sua estrutura de asa dobrável.

As capacidades do Bayraktar TB3 também serão uma grande inovação para UAVs desta classe. O TB3, que terá a capacidade de se comunicar além da linha de visão usando um link de dados de satélite, poderá ser controlado a distâncias muito longas .
Graças ao uso de munição inteligente e seus recursos aprimorados (em comparação com o TB2), o novo TB3 poderá realizar suas missões de reconhecimento-vigilância, inteligência e ofensiva contra alvos de longa distância.
Outro sistema não tripulado que poderá ser visto durante a edição do TEKNOFEST 2023 é o KIZILELMA, uma aeronave de combate não tripulada projetada para realizar uma infinidade de missões militares, como ações ofensivas ar-ar e ar-solo, defesa aérea, escolta, apoio aéreo aproximado (CAS), reconhecimento e inteligência, supressão de defesas aéreas inimigas (SEAD) e destruição de defesas aéreas inimigas (DEAD).
Tanto o Bayraktar TB3 quanto o Kizilelma farão parte da ala de caça embarcada no porta-aviões leve/navio de assalto anfíbio TCG Anadolu, inaugurando uma nova era na guerra ar-mar.
