
A Copa Airlines anunciou a retomada de seus voos comerciais entre Panamá e Venezuela, com início previsto para 27 de maio de 2025. A decisão ocorre após o restabelecimento das relações aéreas entre os dois países, suspensas desde julho de 2024.
Inicialmente, a companhia operará um voo diário entre o Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, e o Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Caracas. A partir de 3 de junho, a frequência aumentará para dois voos diários, e, a partir de 10 de junho, serão três voos diários entre as capitais.
A reabertura do espaço aéreo foi confirmada pelas autoridades aeronáuticas de ambos os países, permitindo que as companhias com permissões vigentes retomem suas operações conforme seus cronogramas.
A suspensão dos voos, implementada em julho de 2024, afetou significativamente a conectividade aérea entre os dois países, impactando ageiros e o setor de turismo.
Na época o governo do ditador Nicolás Maduro afirmou que a suspensão dos voos com o Panamá se dava por Caracas “rejeitar as ações intervencionistas de governos de direita, comprometidos abertamente com os postulados ideológicos do fascismo internacional e baseado nos princípios de soberania plena“.
Los gobiernos de Venezuela y Panamá han anunciado la reactivación de los vuelos aerocomerciales entre ambos países. Nuestro equipo se encuentra evaluando el itinerario que estaremos operando, el cual será comunicado oportunamente a través de nuestros canales oficiales una vez sea… pic.twitter.com/37Z3FbOUTl
— Copa Airlines (@CopaAirlines) May 22, 2025