O primeiro voo do Projeto de Integração Regional de Minas Gerais decolou ontem pela manhã do Aeroporto da Pampulha para São João Del Rei, no interior do estado. O projeto, também conhecido como Projeto Voe Minas, irá atender 12 municípios mineiros com ligação direta com a capital.
O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Ecônomico de Minas Gerais – Codemig e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, implantou o projeto após pesquisa de mercado que ouviu 2100 pessoas em 31 municípios do estado, verificando a viabilidade do projeto, até então inédito no Brasil. Serão R$20 milhões investidos de fundo próprio da Codemig, sem impacto no orçamento do governo. A idéia de voos regionais essenciais já é adotada há alguns anos nos Estados Unidos, através dos Commuter Flights, voos com parte do valor subsidiado pelo governo e operados com pequenas aeronaves, como o Cessna 208 Grand Caravan que é utilizado no projeto mineiro.
O primeiro voo do Voe Minas decolou ás 07h47min para a cidade histórica de São João Del Rei, e contava com diversas autoridades. O Secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, declarou: “Acreditamos que essa iniciativa da Codemig irá formentar o turismo em Minas, principalmente nas áreas de negócios e lazer. Os turistas serão beneficiados pela ampla facilidade de mobilidade e consequentemente, pelo intercâmbio entre as regiões. Além disso, haverá um crescimento considerável na receita ligada diretamente ao turismo.” Para conferir destinos, horários e preços dos voos, confira nossa matéria sobre o lançamento do projeto clicando aqui.
O Cessna C208 Grand Caravan
Conversamos com o Comandante José, um dos coordenadores das operações da TwoFlex, empresa que ganhou a licitação feita pelo governo para operar os voos do projeto. Serão cinco aeronaves baseadas no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, sendo quatro aeronaves em operação e uma em reserva. Muito foi falado sobre o Caravan e sua segurança, o qual o Comandante nos explicou um pouco mais:
“O Caravan é uma grande aeronave, é o líder absoluto na sua categoria. Possui o motor Pratt & Whitney PT-6 com 675 cavalos, de alta confiabilidade e robustez. Apesar da habilitação da aeronave ser Monomotor e requerer apenas um piloto em comando, sempre voamos com um piloto e um co-piloto, ambos com habilitação por instrumento (IFR), trazendo maior segurança para o voo. Em caso de necessidade a aeronave pode voar por regras de instrumento já que a mesma também é homologada IFR.”
A TwoFlex já possuía base anteriormente em Belo Horizonte devido a sua principal demanda de transporte de malotes, e não há previsão para contratação de novos tripulantes nessa parte inicial do projeto Voa Minas.
Voando nas asas da TwoFlex Reporte e Fotos por Paulo Correa A aeronave de matrícula PT-MEM rapidamente realizou o embarque dos seus 9 ageiros. Apesar de não ter bagagem despachada, é possível levar 10kg de bagagem de mão consigo no avião e a aeronave possui a configuração 2+1, um assento para duas pessoas na direita e outro assento na esquerda.
Rapidamente a aeronave decolou pela pista 13 do Aeroporto da Pampulha, e subiu até o nível de voo 87 (equivalente a 2,6 km de altitude). Apesar do curto voo de 20 minutos, cada assento tinha um pequeno kit-lanche, com um bolinho, barrinha de cereal e biscoito. Além disso um pequeno cooler com garrafas de água era de livre o aos ageiros no fundo da aeronave.
Rapidamente o avião chegou á São João Del Rei com sua pista de 1520m de comprimento. Desembarque super rápido e com o direto ao terminal, a qual uma pequena recepção com um típico café da manhã mineiro nos esperava. O aeroporto é servido por ônibus municipais com serviço para o centro da cidade.
O voo de volta a Belo Horizonte decolou às 13h00min da pequena cidade mineira, sendo eu o único ageiro. Ao conversar com os pilotos fui informado que o voo também seria utilizado para o transporte de cargas de acordo com a demanda, sendo o Caravan um avião versátil e com grande bagageiro sob sua fuselagem. Os voos só irão decolar se houver ageiros presentes para o embarque. Confira abaixo mais fotos:
Agradecimentos à Codemig pelo apoio à imprensa.